6 de agosto de 2013

Entendendo o que é o "Filtro Analítico"

Depois de um episódio que me ocorreu hoje, não pude deixar de escrever aqui. A inspiração me veio à cabeça, e não vai me deixar dormir enquanto eu não escrever até a última linha desse texto.

Um mau que muita gente faz consigo mesma é levar críticas e zoações para o lado pessoal.
Felizmente (ou não), eu sou um cara do tipo não reativo. Isso significa que se me criticarem eu não me ofendo automáticamente. A crítica chega aos meus ouvidos, é direcionada a um filtro de realidade, onde vejo se aquilo realmente é verdade ou apenas besteira.

E sim, as pessoas falam muita besteira.
E essas besteiras podem te incomodar, deixar sem graça e numa situação muito descofortável...

Mas é como disse uma vez o sábio (porém ruim de luta) Lyoto Machida:
"O desconforto é bom, pois ele fortaleçe o nosso espírito."

E vale lembrar também que "toda brincadeira tem um pingo de verdade".

Talvez aquela piada que te deixou chateado seja um sinal de Deus te dizendo pra melhorar em alguma área da sua vida, pois Deus (ou a vida) nos ensina de muitas maneiras.
Pode ser um sinal, mostrando em que direção deve seguir para evoluir como pessoal.
Talvez esse desconforto seja o empurrão que você precisava para se mexer e se tornar mais forte.

Mas é claro, tudo não pode passar apenas de zoação.

Se por um lado é ruim levar tudo pro lado pessoal, por outro...
é pior ainda não ter bom senso e ficar fazendo coisas apenas por pressão alheia e por ter "caído na pilha".

Por isso é importante ter aquele filtro analítico...
... Evitar levar as coisas imediadamente para o lado pessoal, e tentar enxergar aonde está o "pingo de verdade" é a melhor coisa que se pode fazer.


É isso ae galera.
Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário